A igualdade de género tem ingressado de modo persistente e incisivo nos Documentos Internacionais de Direitos, desde a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres adoptada pela Assembleia Geral da ONU em Dezembro de 1979, a que se seguiram diversas Declarações de Direitos e Convenções em matéria de género na Europa, nas Américas e em África, até as atuais Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Estratégia da UE para a Igualdade de Género 2020-2025.
Este crescente reconhecimento da necessidade de realização da igualdade de género convoca toda a sociedade civil organizada a desenvolver ações para dar efetividade aos compromissos internacionalmente assumidos pelos Estados, com especial apelo às Universidades, a mais importante fonte produtora e disseminadora de conhecimentos e de experimentação.
A Universidade Portucalense, no âmbito das suas atribuições fundamentais (art. 3º do Estatuto UPT), assim como nos objetivos, valores e visão estratégica do Instituto Jurídico Portucalense (IJP), entende a igualdade como um valor fundamental da pessoa humana.
É neste contexto que se insere o presente Projecto de Investigação cujo primeiro passo para desenvolver ações que promovam a igualdade e a não discriminação será diagnosticar o grau de conhecimento da realidade próxima em matéria de (des)igualdade de género. Como transformar uma realidade que não se conhece? Como aderir à propostas de soluções a problemas sobre os quais não se tem a devida dimensão?
O Projeto objetiva:

  • Conhecer para analisar as ideias e as representações das/dos estudantes da Universidade Portucalense a respeito da igualdade de género;
  • Descrever e entender qual influência o género, como categoria, exerce na elaboração das leis e no acto de julgar e tomar decisões;
  • Compreender as desigualdades de género nas áreas das TICs, da Economia e do Direito, e as razões que levam a que tal aconteça.
  • Definir e empreender estratégias que promovam e contrariem a desigualdade.

Grupo de Investigação Responsável: Pessoas

objetivos de desenvolvimento sustentável

equipa

Membros externos

Magda Santos

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG, Brasil)

Ana Carolina Juzo

Faculdade de Direito de Franca (FDF, Brasil)

Cildo Giolo Júnior

Faculdade de Direito de Franca (FDF, Brasil)

Clovis Volpe

Faculdade de Direito de Franca (FDF, Brasil)

Voltar ao topo