Pessoas

No grupo das Pessoas a palavra-chave é A PESSOA.
A investigação incide sobre a Pessoa em todas as suas dimensões:

  • Ser humano;
  • Ser em evolução;
  • Ser com o outro;
  • Ser familiar;
  • Ser social;
  • Ser jurídico, biológico, ético, moral…
  • Sujeito de direitos, objeto de deveres.

Coordenadora do Grupo

Projetos de Investigação (em curso)

A prisão como meio de reinserção - E depois na liberdade, que futuro? (ReSocial)

Pretende-se, com base em entrevistas realizadas em duas prisões portuguesas, analisar as perspectivas acerca do papel da reinserção social na vida dos reclusos, conhecer as ferramentas de que os EPs dispõem para os auxiliar neste processo, bem como constatar, através de inquéritos, as dificuldades e as possíveis melhorias que podem ser introduzidas para a reintegração dos reclusos na sociedade.

Health4All in the 21st Century

O Projecto de Investigação Saúde para Todos no Século XXI (Health4All in the 21st Century) do IJP, em Parceria com a FMUP, é um projecto multidisciplinar que coloca a questão fundamental de assegurar a sustentabilidade do sistema nacional de saúde face aos desafios do século XXI e investiga questões relativas ao início de vida, critérios de priorização, sensibilização da população para a autorresponsabilidade pela saúde, usos e riscos da inteligência artificial em saúde e políticas de fim de vida, com o objetivo de contribuir para a definição de políticas públicas que assegurem aquela sustentabilidade ao mesmo tempo que respeitam o direito à saúde e a dignidade da pessoa humana.

Projetos de Investigação (concluídos)

Passado e Presente dos Direitos Humanos

O projeto tem por objectivo fazer estudo interdisciplinar dos Direitos Humanos sob o ponto de vista do Direito e da História. Inclui dois subprojectos, um sobre direitos humanos da criança e outro sobre o direito humano da segurança.

Direitos Humanos dos Migrantes e dos Refugiados

O projeto investiga esses direitos sob a perspectiva jurídica, histórica e interdisciplinar.

Indicadores de Avaliação da Cidadania e Sistema Penal. Abordagem de Direitos Humanos

Tem por principal objectivo o estudo das prisões sob a perspectiva dos Direitos Humanos e integra o projecto com o mesmo objecto com sede no Brasil, e que com núcleos de investigação em Espanha e Itália, sob a coordenação geral do  Prof. José Euclimar Menezes.  

Voltar ao topo