UPT
lvm@upt.pt
Com o presente projeto pretende-se analisar a evolução estatística da aplicação da mediação nos 10 anos de vigência da Lei n.º 29/2013, bem como recolher contributos dogmáticos sobre os desafios futuros da mediação. Visa-se ainda perceber o impacto social da aplicação da mediação na resolução de conflitos jurídicos e a evolução do estatuto jurídico-profissional do mediador de conflitos.”
O projeto de investigação visa a realização de um estudo dos processos de jurisdição voluntária, regulados no Título XV do Livro V do Código de Processo Civil (artigos 986.º a 1081.º). Pretende-se aprofundar as bases processuais da jurisdição voluntária em geral, contrapondo-a à jurisdição contenciosa, e, em especial, dos processos a que a lei adjetiva expressamente atribui tal natureza.
o presente projeto visa promover a discussão sobre questões atuais no âmbito do Direito de acesso à justiça e da arbitragem voluntária, nacional e internacional, nas suas várias vertentes: comercial, consumo, propriedade intelectual, desporto, administrativa e tributária. E, bem assim, estudar temas relacionados com a execução de sentenças arbitrais e com a força executória de sentenças arbitrais estrangeiras e a possibilidade de reenvio para o Tribunal de Justiça da União Europeia das Além de se considerar, no desenvolvimento do projeto, questões inovadoras resultantes da aplicação das novas tecnologias e da inteligência artificial à justiça arbitral, como seja a da criação e implementação de tribunais arbitrais apoiados na tecnologia blockchain.
O projeto é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa JUST. Tem por objeto o estudo da execução transfronteiriça de títulos executivos.