Política e Governança Internacional

O Grupo de Investigação “Política e Governança Internacional” tem como seu objeto de estudo o fenómeno político nas suas múltiplas manifestações. Neste grupo juntam-se investigadoras/es com diferentes backgrounds científicos como as Relações Internacionais, o Direito e a Ciência Política e que articulam coletivamente o seu trabalho em torno de projetos que analisam e problematizam conceitos (como a Segurança nacional e internacional, a Paz e os conflitos, a Democracia, os Direitos Humanos), processos (como globalização, políticas externas, processos de tomada de decisão e governança multinível com stakeholders de diferente natureza) e atores (como estados, organizações internacionais e grupos/entidades não-estatais com algum tipo de ascendente na sociedade internacional).

Coordenador do Grupo

Projetos em curso

UE4All – A União Europeia em tempos de crise: Direito e políticas públicas de 2020 a 2022

Desafios endógenos à governação a vários níveis: o impacto na democracia e nos direitos humanos

Fórum de Consciência Marítima

A Economia do Mar em Portugal constitui um fator de reforço da Identidade Nacional e de prestígio e afirmação internacional do País. O Direito e as Relações Internacionais constituem software essencial ao seu desenvolvimento. Este projeto visa a oferta de formação adequada e disseminação de estudos de qualidade nestas áreas. 

Este projeto visa aprofundar a investigação nas áreas científicas do Direito Internacional Público e das Relações Internacionais em conexão com a temática da segurança internacional focando especificamente as ameaças híbridas.”

Projetos concluídos

The Future of Democracy: transitions, security, perceptions and digital transformation - FutureDem

O projeto FutureDem tem como principal objetivo identificar os principais desafios que a democracia enfrenta atualmente e procurar possíveis respostas para essa nova realidade, através de 3 linhas de investigação: transições e segurança; perceção pública e aspetos jurídicos; e desafios digitais .

Pretende-se pesquisar a evolução da ordem global com foco na União Europeia com destaque sobre suas práticas positivas de promoção dos direitos fundamentais e da democracia (módulo Jean Monnet).

Comentário à Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar, de 1982

Este projecto tem como objectivo comentar a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar com vista a produzir o primeiro Comentário lusófono a essa Convenção que permita uma visão global e fundamentada de cada uma das suas Partes. Cada uma das Partes da Convenção é comentada por investigadores lusófonos do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de Portugal, bem como três investigadores espanhóis.

Voltar ao topo