Unlocking High Tech Entrepreneurship and Innovation Competences for Deep Tech Talents

Coordenação:

Financiamento:

Montante:

750 000,00 €

Referência:

230196

Data de início:01/05/2023 | Data fim: 01/07/2024

A UE, outrora uma potência tecnológica, ficou para trás em termos de investimento em I&D e inovação. A UE gasta menos em investigação e desenvolvimento do que os EUA, a China, o Japão e a Coreia, e a diferença é particularmente acentuada entre os países da UE. Apenas uma minoria dos Estados-Membros da UE atinge o objetivo de um rácio de investigação de 3% do PIB nominal.

O problema não se prende apenas com as despesas, mas também com a cultura e a regulamentação. Os empresários europeus são mais avessos ao risco e têm menos acesso ao capital do que os seus homólogos dos EUA e da China. A UE também se debate com a fragmentação, com diferentes regulamentações, impostos e normas industriais que dificultam os investimentos transfronteiriços. Para recuperar o seu lugar de líder tecnológico, a UE precisa de aumentar a despesa em I&D, desafiar as atitudes culturais em relação ao risco, reformar os quadros regulamentares e oferecer incentivos financeiros a quem investe em I&D.

Neste sentido, a educação para o empreendedorismo nas IES é essencial para promover a inovação na atual economia baseada no conhecimento. As IES estão bem posicionadas para desbloquear o potencial empresarial dos talentos da tecnologia profunda, devido à sua proximidade dos factores de produção, como o conhecimento e o acesso a empresários promissores.

Os parceiros do projeto da Áustria, de Portugal e da Sérvia pretendem criar programas inovadores para os talentos da tecnologia profunda, centrando-se nos domínios da saúde e da indústria transformadora, que se enquadram na base da Estratégia de Especialização Inteligente (S3) do consórcio das três regiões e são também alguns dos domínios em que a Europa ainda é competitiva, mas carece de um nível adequado de inovação (novos conhecimentos no mercado).

Uma oferta abrangente de oportunidades de aprendizagem do empreendedorismo tem um impacto positivo na intenção dos estudantes de se envolverem em actividades empresariais. O programa de educação para o empreendedorismo do Projeto conceptualiza o empreendedorismo como uma competência para a vida com ampla aplicabilidade, ensinada através de abordagens práticas que são diferentes da educação tradicional em gestão. Os estudantes que recebem este programa adquirem não só conhecimentos empresariais, mas também competências e atitudes essenciais como a criatividade, a iniciativa e a resiliência.

No âmbito da Iniciativa IES do IET, o Projeto HEICE visa desafiar os estudantes de tecnologia profunda e o pessoal académico a serem mais empreendedores e a melhorarem a sua capacidade de colmatar o fosso entre a investigação e o mercado. Tem como objetivo desenvolver novos formatos de educação empresarial e ofertas extracurriculares que se centrem no empreendedorismo como uma opção de carreira na comunicação externa e interna. Ao mesmo tempo, aborda a fragmentação das ofertas de ensino do empreendedorismo, criando um ecossistema que permite aos talentos da tecnologia profunda cooperar e competir no âmbito do consórcio como parte de programas aceleradores.

Parceiros

Politécnico de Leiria, Academy of professional studies Sumadija, Serbia, Gruendungsgarage, Startup Leiria

Voltar ao topo