Instituto Jurídico Portucalense
Instituto Jurídico Portucalense
O I Simpósio Internacional em Direitos Humanos e Cidadania é resultado da colaboração entre universidades do Brasil e de Portugal. Essa parceria resultou de projetos conjuntos de pesquisa e eventos científicos sobre Direitos Humanos. Um desses projetos, focado nos sistemas prisionais, recebeu apoio do CNPq e investigou o impacto da COVID-19.
Nos dias 3 e 4 de junho, o Simpósio terá como tema “Perspectivas Contemporâneas dos Direitos Humanos”. O evento visa abordar desafios atuais e emergentes enfrentados pela comunidade global, com foco na formulação de políticas públicas para proteção dos Direitos Humanos. Os debates serão organizados em Grupos de Trabalho (GTs) centrados em diferentes perspectivas de análise.
O I Simpósio Internacional em Direitos Humanos e Cidadania é o resultado da cooperação internacional entre a Universidade Salvador/UNIFACS/Brasil e a Universidade Portucalense/Porto/Portugal, que nos últimos anos chancelaram projetos de pesquisa em nível pós-doutoral, bem como projetos de pesquisa coletivos, publicações conjuntas, missões acadêmicas dos dois lados do Atlântico, organização e participação de varias reuniões científicas, cujas agendas se centraram em questões emergentes dos Direitos Humanos ao longo desse período.
A esta rede institucional aderiram como apoiadores o Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE-Portugal, o Instituto Brasileiro de Direitos Humanos/IBDH/Brasil, o Ministério Público da Bahia/MP-BA/Brasil, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará/PGE-CE/Brasil e a Academia Latinoamericana de Derecho Penal Penitenciario/ALDP, além de universidades públicas e privadas brasileiras.
Tem como antecedente o Projeto “Indicadores de Cidadania e de Políticas Públicas”, de caráter interinstitucional e internacional, experiência de inovação que reuniu pesquisadores de vários níveis das instituições implicadas, com o escopo de compreender e intervir cooperativamente na situação dos Direitos Humanos no interior de sistemas prisionais nos quais os investigadores atuam. O projeto teve dois anos de duração e as equipes das várias universidades envolvidas produziram intensamente trabalhos que foram apresentados em reuniões científicas na Bahia, no Ceará, em Alagoas, em Mato Grosso do Sul, em Portugal e na Espanha.
Desta rica experiência nasceu o projeto aprovado pelo CNPq, através da Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, cujo Projeto foi nomeado de Impacto epidemiológico do COVID-19 no Sistema Prisional. A sua execução se encerrou com êxito em 2023 e os resultados de publicação, disseminação cientifica e atividades de extensão continuam a sua dinâmica própria.
O I Simpósio em Direitos Humanos Aplicados e Cidadania, que ocorrerá entre os dias 03 e 04 de junho de 2024 com reuniões presenciais na Universidade Portucalense e transmissão virtual para ouvintes busca ampliar o raio de observação/intervenção dos/sobre os Direitos Humanos, adotando o tema “PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS DIREITOS HUMANOS”, em razão da crescente complexidade e diversidade de desafios enfrentados pela comunidade global, bem como dos campos emergenciais que demandam o olhar da academia, qual subsídio balizado para elaboração de políticas públicas protetivas dos Direitos Humanos.
Está aberta a chamada para pesquisadores interessados que desejem submeter trabalhos para apresentação presencial até o dia 27 de maio de 2024 (prazo prorrogado), conforme os Eixos/Grupos de Trabalho (GTs) descritos abaixo.
Coordenação: Prof. Dr. Glauco Carneiro/UFS/Brasil
Trabalhos que promovam a reflexão sobre as práticas políticas de cidadania em diferentes contextos de violação de direitos, enfocando o papel dos movimentos sociais e dos sujeitos coletivos na defesa e promoção dos Direitos Humanos. Além disso, a abordagem de Inteligencia Artificial será referencia deste eixo.
Coordenação: Maria Esther Quinteiro/USAL/Espanha/UPT/Porto
Trabalhos que analisem os desafios enfrentados pelos seguintes grupos na garantia dos seus direitos, principalmente: crianças, população LGBTQIAPN+, indígenas, mulheres, negros, migrantes, pessoas com deficiência (PCDs) e minorias.
Coordenação: Prof. Dr. José Menezes/UNIFACS/Brasil
Trabalhos voltados ao debate do desenvolvimento em perspectiva ampliada e sua relação com os Direitos Humanos, tematizando questões relativas ao desenvolvimento regional e urbano, as disparidades socioeconômicas, acesso a serviços básicos, infraestrutura, emprego, moradia e qualidade ambiental, entre outros aspectos subjacentes, orientados pelos ODS.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Manuela Magalhães Silva
Trabalhos que abordem a interação entre os Direitos Humanos e as instituições governamentais, analisando políticas públicas sob a ótica dos princípios e normativas dos Direitos Humanos, processos de formulação, implementação e avaliação dessas políticas, considerando como essas políticas impactam a efetivação dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Produzir conhecimento, qual subsídio de Políticas Públicas, a ser publicado sob os critérios de disseminação científica elaborados pela comunidade internacional visando a sinergia entre o mundo acadêmico e os setores do Estado responsáveis pela observância das recomendações dos Pactos relativos aos Direitos Humanos;
Formar pesquisadores em vários níveis e considerando os desafios da IA, suportados pelas Instituições Acadêmicas que compõem a rede de concepção e execução do I Simpósio Internacional em Direitos Humanos Aplicados, derivado da cooperação internacional celebrada entre a UNIFACS e a Universidade Portucalense.
Comitê Científico:
Ana Paula Guimarães/UPT/IJP/Portugal
André Matos/UPT/IJP/Portugal
Antonio Pedro Dores/ISCTE/Portugal
Bárbara Magalhaes/UPT/IJP/Portugal
Carolina Spinola/UNIFACS/Brasil
César Barros Leal/UFC/Brasil
Claudia Vaz/UNIFACS/Brasil
Dora Resende Alves/UPT/IJP/Portugal
Fernanda Rebelo/UPT/Portugal
Glauco Carneiro/UFS/Brasil
Gustavo Costa/UNIFACS/Brasil
José Gileá/UNIFACS/Brasil
Maria Emilia Teixeira/UPT/IJP/Portugal
María Esther Quinteiro/USAL/Espanha/UPT/Portugal
Maria Manuela Magalhaes/UPT/IJP/Portugal
Maria Paz Pando Ballesteros/USAL/Espanha
Olívia Carvalho/UPT/Portugal
Pedro Garrido/USAL/Espanha
Zamira de Assis/UPT/IJP/Portugal-Brasil
Diretores Científicos:
Maria Manuela Magalhaes/UPT/IJP/Portugal
Esther Martinez Quinteiro/USAL/Espanha/UPT/Portugal
José Menezes/UNIFACS/Brasil
Fernanda Rebelo/UPT/IJP/Portugal Olívia de Carvalho/UPT/IJP/Portugal
Núcleo de Pesquisadores Organizadores:
Raique Lucas de Jesus Correia/UNIFACS/Brasil
Letizia Isquierdo/USAL/Espanha
Rafaela Ludolf/UNIFACS/Brasil
Walter Barretto Jr./UNIFACS/Brasil
Luiz Eduardo de Sousa Ferreira/UNIFACS/Brasil
Celinei Blaschke/UNIFACS/Brasil
Matheus Lins Rocha/UNIFACS/Brasil
Fábio Santos/UNIFACS/Brasil
Núcleo Técnico-Operacional:
Raique Lucas de Jesus Correia/UNIFACS/Brasil