Instituto Jurídico Portucalense
Instituto Jurídico Portucalense
O projeto FutureDem tem como principal objetivo identificar os principais desafios que a democracia enfrenta atualmente e procurar possíveis respostas para essa nova realidade, através de 3 linhas de investigação: transições e segurança; perceção pública e aspetos jurídicos; e desafios digitais .
Pretende-se pesquisar a evolução da ordem global com foco na União Europeia com destaque sobre suas práticas positivas de promoção dos direitos fundamentais e da democracia (módulo Jean Monnet).
A Economia do Mar em Portugal constitui um fator de reforço da Identidade Nacional e de prestígio e afirmação internacional do País. O Direito e as Relações Internacionais constituem software essencial ao seu desenvolvimento. Este projeto visa a oferta de formação adequada e disseminação de estudos de qualidade nestas áreas.
Este projeto visa aprofundar a investigação nas áreas científicas do Direito Internacional Público e das Relações Internacionais em conexão com a temática da segurança internacional focando especificamente as ameaças híbridas.”
O Projecto de Investigação Saúde para Todos no Século XXI (Health4All in the 21st Century) do IJP, em Parceria com a FMUP, é um projecto multidisciplinar que coloca a questão fundamental de assegurar a sustentabilidade do sistema nacional de saúde face aos desafios do século XXI e investiga questões relativas ao início de vida, critérios de priorização, sensibilização da população para a autorresponsabilidade pela saúde, usos e riscos da inteligência artificial em saúde e políticas de fim de vida, com o objetivo de contribuir para a definição de políticas públicas que assegurem aquela sustentabilidade ao mesmo tempo que respeitam o direito à saúde e a dignidade da pessoa humana.
Este projecto tem como objectivo comentar a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar com vista a produzir o primeiro Comentário lusófono a essa Convenção que permita uma visão global e fundamentada de cada uma das suas Partes. Cada uma das Partes da Convenção é comentada por investigadores lusófonos do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de Portugal, bem como três investigadores espanhóis.
O presente projeto é uma extensão do “Módulo Europeu Jean Monnet, A União Europeia como um ator global pela Democracia e Direitos Fundamentais”, que visa promover o conhecimento sobre a União Europeia. O Módulo tem uma componente de Ensino, cofinanciada pela União Europeia, e outra de investigação.