II Congresso Internacional

Direito Processual Civil

Os desafios da Desjudicialização da Justiça

A 2.ª edição do Congresso Internacional de Direito Processual Civil é dedicada aos DESAFIOS DA DESJUDICIALIZAÇÃO DA JUSTIÇA. Numa época em que os Tribunais ainda se mantêm ineficientes, inacessíveis, morosos e com custos elevados, tem vindo a ser reclamada uma Justiça Mais Próxima do cidadão, com vista a uma efetiva concretização do direito de acesso à justiça. É assim tempo de dar espaço ao estudo da DESJUDICIALIZAÇÃO, enquanto fenómeno que desvia para serviços públicos e entidades privadas a resolução de alguns litígios, procurando dar uma resposta mais célere, eficaz, por vezes menos onerosa, muitas vezes baseada no consenso, e sempre em busca do meio que seja mais adequado à natureza do litígio.

Os desafios que este caminho alternativo enfrenta e proporciona são exigentes. Atendem às novas realidades sociais, à transparência, à eficácia, à acessibilidade, às novas tecnologias, à inteligência artificial, assim como, entre outras, às especificidades que cada ramo do Direito. Assim, e também à luz dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, em particular os de promoção do Estado de Direito ao nível nacional e internacional e de garantia da igualdade de acesso à justiça para todos, é atual e tem interesse prático e académico a análise crítica e a apresentação de propostas inovadoras de soluções processuais que se integrem neste contexto. Por isso, é missão deste Congresso reunir investigadores e profissionais que, através dos seus estudos científicos e experiências práticas, possam contribuir para a análise do impacto da Desjudicialização nas várias áreas do Direito e, sobretudo, na vida dos cidadãos.

Chamada de Artigos

O Instituto Jurídico Portucalense e a Universidade Portucalense, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá, a Universidade de Vigo, o Instituto Brasileiro de Direito Processual, a Associação Brasileira Elas no Processo e com a Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Brasil (ARPEN BR), convidam a comunidade académica para participar no II Congresso Internacional de Direito Processual Civil – Os Desafios da Desjudicialização da Justiça, a realizar nos dias 15 e 16 de dezembro de 2023, em formato híbrido, presencial e online, através da plataforma Colibri/Zoom.

Está assim aberto, até ao dia 10 de dezembro de 2023, o período de submissão de resumos de comunicações ao II Congresso Internacional de Direito Processual Civil – Os Desafios da Desjudicialização da Justiça, realizado no âmbito do Projeto ARBLAW do Instituto Jurídico Portucalense/UPT.

O Congresso terá lugar nos dias 15 e 16 de dezembro próximo, em formato online e presencial, na UPT.
Os trabalhos a apresentar devem enquadrar-se nas linhas de investigação seguintes:

  • Desjudicialização: as opções legislativas em perspetiva
  • Questões atuais da arbitragem voluntária (internacional ou interna)
  • Arbitragem de consumo
  • Arbitragem administrativa e tributária
  • Outras arbitragens
  • Mediação
  • Outras formas de desjudicialização

Destinatários: Doutores, Mestres, Doutorandos e Mestrandos

Os resumos devem incluir:

  • Identificação e afiliação;
  • Linha temática em que se enquadram;
  • Título, palavras-chave (5) e resumo (até 600 palavras).

Revistas Protocoladas
(SCOPUS)

Os artigos científicos submetidos ao Congresso, desde que reúnam as condições científicas necessárias apuradas através de double-blind peer review,  terão a possibilidade de publicação nas revistas jurídicas protocoladas.

Aceitam-se trabalhos em português, inglês, espanhol e italiano.

A comunicação e/ou paper pode ser em coautoria (máx. de 2 autores, desde que um deles seja Doutor/Mestre ou Doutorando/Mestrando). Em caso de coautoria, é obrigatória a inscrição/registo de ambos os autores.

O resumo da comunicação e/ou paper (opcional) pode ser enviado para ci-dpc@upt.pt.

No caso de optar pela modalidade “comunicação e paper”, o artigo científico deve ser enviado até 15 de janeiro de 2024, para ci-dpc@upt.pt .

O artigo científico deve ser apresentado em times new roman, tamanho 12, espaço 1,5, numa extensão entre 15 a 20 páginas. Não são exigidas regras de citação específicas, as quais serão posteriormente indicadas, para adaptação, conforme as regras de estilo da revista em que venha a ser submetido o texto, desde que cientificamente reúna as condições para apreciação em double-blind peer review.

INSCRIÇÃO

É obrigatório efectuar o registo/inscrição até dia 13 de dezembro

Comissão Científica

Bárbara Magalhães

UPT | IJP

Esther Pillado Gonzállez

UVigo

Flávia Pereira Hill

UERJ | UNESA

Humberto Dalla Bernardino de Pinho

UERJ | UNESA

Lurdes Mesquita

UPT | P.PORTO | IJP

Maria João Mimoso

UPT | IJP

Maria do Rosário Anjos

ULusófona | IJP

Suzana Costa

UPT | IPCA | IJP

Colaboração

Com o apoio do Contrato Programa UIDB/04112/2020, financiado por fundos nacionais através da FCT I.P.

Voltar ao topo