IJP marca presença no XXVIII Congreso Internacional de Historia de los Derechos Humanos da Universidade de Salamanca
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) participou no XXVIII Congreso Internacional y Semipresencial de Historia de los Derechos Humanos, promovido pela Universidade de Salamanca entre 24 e 26 de setembro de 2025.
Desde 1997, este congresso, liderado por Maria Esther Martínez Quinteiro (docente da Universidade de Salamanca e investigadora integrada do IJP), tem se constituído uma referência em torno do discurso e da prática dos direitos fundamentais, e a presença do IJP vem a reforçar o seu compromisso com o debate internacional sobre os direitos humanos em perspetivas multidisciplinares e interseccionais.


Na sessão de abertura, Maria Manuela Magalhães Silva (Diretora do IJP) apresentou o e-book Mulheres, género e interseccionalidade em perspetiva, publicação resultante de uma seleção de comunicações do grupo de trabalho “Estudos sobre Mulheres, Género e Interseccionalidade”, desenvolvido na edição de 2024 do Congresso.
Este GT foi coordenado por Zamira de Assis, em conjunto com Maria Manuela Magalhães Silva e Esther Martínez Quinteiro, que também assinam a coordenação da obra. O IJP esteve igualmente representado por Olívia de Carvalho, investigadora integrada, que participou como oradora convidada com a palestra “A proteção da criança no ordenamento jurídico: Da lei à prática”.