Colóquio − Processos da Competência do Ministério Público e das Conservatórias do Registo Civil

Colóquio − Processos da Competência do Ministério Público e das Conservatórias do Registo Civil No dia 13 de janeiro de 2026, às 17h30, realiza-se, no Auditório 201 da Universidade Portucalense, o Colóquio “Processos da Competência do Ministério Público e das Conservatórias do Registo Civil”, primeira iniciativa de disseminação científica do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) em 2026, integrada nas atividades do Grupo de Investigação em Processo e na linha temática “Justiça, Processo e Desenvolvimento”. A iniciativa tem como ponto de partida a obra Processos da Competência do Ministério Público e das Conservatórias do Registo Civil, coordenada por Lurdes Varregoso Mesquita (coordenadora do grupo de investigação “Processo” do IJP) e Rossana Martingo Cruz (investigadora do JusGov). O colóquio propõe uma análise crítica do movimento de desjudicialização introduzido pelo Decreto-Lei n.º 272/2001, de 13 de outubro, que atribuiu novas competências ao Ministério Público e às Conservatórias do Registo Civil, refletindo sobre os principais desafios e dificuldades da sua aplicação prática. Enquanto espaço de diálogo entre a investigação académica e a experiência profissional, a iniciativa visa contribuir para o reforço do acesso à justiça, a melhoria da eficiência processual e a evolução das respostas institucionais, sublinhando a relevância da articulação entre teoria e prática na construção de soluções jurídicas mais eficazes. Confira a programação clicando no cartaz.

Eleição do Representante dos Estudantes de Doutoramento e do Representante dos Investigadores na Comissão Diretiva do IJP

Eleição do Representante dos Estudantes de Doutoramento e do Representante dos Investigadores na Comissão Diretiva do IJP Decorreram, durante o mês de dezembro de 2025, os processos eleitorais destinados à eleição do Representante dos Estudantes de Doutoramento e do Representante dos Investigadores na Comissão Diretiva do Instituto Jurídico Portucalense (IJP), ao abrigo dos artigos 10.º e 15.º do Regulamento das Unidades Orgânicas de Investigação da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O processo eleitoral para a eleição do Representante dos Investigadores decorreu entre as 08h00 e as 23h59 do dia 10 de dezembro de 2025, não tendo nenhum dos candidatos obtido a maioria dos votos validamente expressos, o que determinou a realização de um segundo sufrágio, restrito aos dois candidatos mais votados. O processo eleitoral para a eleição do Representante dos Estudantes de Doutoramento decorreu entre as 14h00 do dia 10 de dezembro e as 14h00 do dia 12 de dezembro de 2025, tendo sido eleita a doutoranda Cristiana Soares Pereira como Representante dos Estudantes de Doutoramento em Ciências Jurídicas. O segundo sufrágio para a eleição do Representante dos Investigadores realizou-se entre as 08h00 e as 23h59 do dia 16 de dezembro de 2025, tendo sido eleita a Investigadora Maria Emília Teixeira como Representante dos Investigadores na Comissão Diretiva do IJP. As atas dos respetivos processos eleitorais encontram-se disponíveis na área reservada do IJP, nomeadamente: Ata do Processo Eleitoral para a Eleição do Representante dos Estudantes de Doutoramento como Membro da Comissão Diretiva do IJP Ata do Processo Eleitoral para a Eleição do Representante dos Investigadores como Membro da Comissão Diretiva do IJP

Seminário “Sustentabilidade e Direitos Fundamentais”

Seminário “Sustentabilidade e Direitos Fundamentais” O Instituto Jurídico Portucalense assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado a 10 de dezembro, convidando para o Seminário “Sustentabilidade e Direitos Fundamentais”, que terá lugar no dia 17 de dezembro, na Universidade Portucalense, a partir das 11h00 (Auditório 103). A iniciativa é promovida pelo Cultura@Portucalense − projeto da UPT que procura dinamizar diferentes formas de cultura, com temáticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas − em articulação com o Departamento de Direito da UPT e em parceria com a United Nations Association Portugal (UNAPT) e o IJP. Consulte a programação completa no cartaz.

Coordenador do Polo de Lisboa representa o IJP em semana de atividades no Brasil

Coordenador do Polo de Lisboa representa o IJP em semana de atividades no Brasil O coordenador do Polo de Lisboa do IJP, Francisco Nicolau Domingos, marcou presença em diferentes atividades em São Paulo (Brasil), na semana entre 24 e 28 de novembro de 2025. Na série de debates “Arbitragem Tributária: experiência portuguesa e lições para a construção do modelo brasileiro”, promovida pelo Centro de Consensualidade em Matéria Tributária e Aduaneira (CCMT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), foi orador nas mesas “Novas tendências para a execução fiscal e para a regulamentação da arbitragem tributária” e “Hipóteses de submissão de litígios tributários e aduaneiros à arbitragem: critérios e possibilidades”, realizadas na sede do IBDT. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, participou na Semana Jurídica, com uma intervenção sobre o tema “Autonomia financeira dos municípios”. Ainda na Mackenzie, interviu na 32ª edição do Congresso Nacional de Pós-Graduação em Direito (Conpedi), no painel “Autonomia Municipal e Competência Tributária: Fundamentos Constitucionais e Desafios Atuais”, apresentando a palestra “A Reforma Tributária sobre o Consumo no Brasil e o IVA português”. A jornada de atividades do investigador pelo Brasil fortalece a presença internacional do IJP, bem como a cooperação científica luso-brasileira reforçada pela Unidade.

Flash Talks Jurídicas | 26 de novembro | Semana da Ciência e da Tecnologia

Flash Talks Jurídicas | 26 de novembro | Semana da Ciência e da Tecnologia No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, o Instituto Jurídico Portucalense promoverá as Flash Talks Jurídicas: um momento de partilha e diálogo no qual serão apresentadas, em formato breve e acessível, várias investigações desenvolvidas no âmbito do IJP, seus respetivos Polos e Grupos de Investigação. A iniciativa procura fomentar uma visão integrada das Ciências Jurídicas, aberta à comunidade académica e ao público em geral. O encontro terá lugar no dia 26 de novembro, pelas 15h, em através da Plataforma Teams (ID da reunião: 361 263 702 067 5 | Código de acesso: m5dN2xs2). Convidamos todos a assistir e a participar no debate.

Pessoas vulneráveis e justiça: Desafios processuais e civis na senda do desenvolvimento social sustentável

Pessoas vulneráveis e justiça: Desafios processuais e civis na senda do desenvolvimento social sustentável Durante todo o mês de outubro, foi realizada uma série de seminários intitulada “Pessoas Vulneráveis e Justiça: Desafios processuais e civis no caminho do desenvolvimento social sustentável”, promovido pelo Centro Universitário UniProcessus (Brasília, Brasil) e que contou com a participação de vários investigadores do Instituto Jurídico Portucalense (IJP). Os webinars estão disponíveis na íntegra no canal do YouTube da UniProcessus.

Dossiê Temático “Os vinte anos da União Africana: passado, presente e futuro”

Dossiê Temático “Os vinte anos da União Africana: passado, presente e futuro” Foi recentemente publicado o dossiê temático “Os vinte anos da União Africana: passado, presente e futuro” na JANUS.NET – e-journal of International Relations, editada pelo Observatório de Relações Exteriores (OBSERVARE) da Universidade Autónoma de Lisboa. A coordenação do dossiê esteve a cargo de Rui Garrido (investigador integrado do IJP), Mojana Vargas (NEABI-UFPB) e Yasmine Loza (bolseira pós-doutoral do IJP até janeiro de 2025), reunindo cinco artigos que “refletem criticamente a atuação da agência da União Africana em várias áreas da política internacional” (OBSERVARE – UAL). Entre os contributos, destaca-se também um artigo de autoria conjunta de Rui Garrido e Mojana Vargas. O editorial e todos os artigos estão disponíveis em: https://janusonline.autonoma.pt/volume/vol-16-n-o-1-td2-2025-dossie-tematico-os-vinte-anos-da-uniao-africana-passado-presente-e-futuro/ Cartaz

Call for Papers | Revista Jurídica Portucalense – Nº temático “Direitos Humanos sob Pressão: Desafios Globais e Tensões Locais”

Call for Papers | Revista Jurídica Portucalense – Nº temático “Direitos Humanos sob Pressão: Desafios Globais e Tensões Locais” A Revista Jurídica Portucalense (RJP) encontra-se com chamada aberta para o seu próximo n.º especial, sob o tema “Direitos Humanos sob Pressão: Desafios Globais e Tensões Locais”. Os manuscritos podem ser submetidos em inglês, português, espanhol ou francês.O período de submissão: 1 de novembro a 31 de dezembro de 2025. As normas de submissão e informações detalhadas encontram-se disponíveis no página oficial da revista: https://revistas.rcaap.pt/juridica/announcement/view/291A RJP é uma revista de acesso aberto, indexada na Scopus (Q1) e na Web of Science (ESCI/Q3). Financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ao abrigo do Contrato-Programa UID/04112/2025.

IJP no IX Congresso de Solicitadores e Agentes de Execução

IJP no IX Congresso de Solicitadores e Agentes de Execução Investigadores do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) marcam presença no IX Congresso de Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE), que decorreu entre 16 e 18 de outubro de 2025, em Évora. No dia 17 de outubro, Susana Almeida, diretora do Polo de Leiria do IJP e Provedora dos Destinatários dos Serviços da OSAE, participou como moderadora do painel “Modernização. Digitalização. Cibersegurança”. José Silva Lopes, coordenador do grupo de investigação Património, integrou o júri do Prémio Daniel Lopes Cardoso, iniciativa da OSAE que visa distinguir trabalhos jurídicos ou técnicos relacionados com a atividade profissional dos seus associados. Suzana Costa, investigadora do grupo de investigação Processo, interveio como oradora no painel “Construir redes e comunidades: networking e colaboração interprofissional”, abordando o tema da transparência fiscal e das formas societárias que a podem promover. Cartaz

4.º Painel do Ciclo de Seminários “Vulneráveis e Justiça: Desafios Processuais e Civis no Caminho do Desenvolvimento Social Sustentável”

Último painel do ciclo de seminários “Vulneráveis e Justiça: Desafios Processuais e Civis no Caminho do Desenvolvimento Social Sustentável” O ciclo de seminários Vulneráveis e Justiça: Desafios Processuais e Civis no Caminho do Desenvolvimento Social Sustentável* chega ao seu encerramento na próxima sexta-feira, dia 24 de outubro de 2025. Nesta sessão final, sob o tema “Governança global e sustentabilidade”, participam as investigadoras Maria João Mimoso e Maria do Rosário Anjos (em intervenção conjunta), Oleksii Makarenkov (investigador júnior do IJP), e Francielle Oliveira (docente da UniProcessus e da Universidade de Brasília). Inscrições na plataforma Sympla. Transmissão às 18h00 (hora de Lisboa) no canal YouTube da UniProcessus. *O ciclo de seminários está integrado ao VII Congresso Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, promovido pelo Centro Universitário UniProcessus (Brasília, Brasil) Cartaz

Voltar ao topo